s CUFA NA ESCOLA - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

CUFA NA ESCOLA


Cufa Colíder realizou palestra sobre o graffiti e foi um sucesso!!!

Por Francisenei Barichello

 Na manhã do dia 31/03/2.011 a CUFA Colíder realizou uma palestra sobre a arte do graffiti na aula de artes dos alunos da 8º série na escola Fábio Ribeiro, Anderson Zanovello coordenador da CUFA Colíder falou sobre os fatos históricos do graffiti desde o seu surgimento nas cavernas até os dias atuais, explicou a diferença entre o graffiti e a pichação, pois o graffiti são verdadeiras obras de arte feitas em locais autorizados e ja é considerado como cultura, integrando as artes visuais, mais específicamente a street art ou arte urbana e tem grande incentivo e apoio do poder público, a pichação são normalmente desenhos feitos rápidos normalmente a noite e sem muitos tons de cores, pois é considerado crime ambiental de a pena pela prática do ato é detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Em seguida o anderson falou sobre os trabalhos realizados pela CUFA a nível nacional e local, e abriu espaço para as perguntas onde respondeu sobre como participar dos nossos projetos, se tem que pagar alguma coisa entre outras.
"Trabalho muito interessante, uma visão da cultura que vem do gueto, que tira este estigma de preconceito". Comentou a professora de artes Rosa Pereira.
"Gostamos muito e estamos com muita vontade de participar dos projetos da CUFA". Disse os alunos Aparecido Rezende e Thalia.





 Encerramos a atividades do graffiti e saiu o intervalo e o professor de educação física Carlos Alberto convidou a equipe da CUFA Colíder para realizar uma palestra sobre skate para uma turma da 6º série, e comentou com Anderson Zanovello que ele ja teve alunas que pararam de estudar por estarem grávidas aos 13 anos de idade e temos que buscar soluções para que diminua o afastamento escolar, e disse que atividades físicas são importantes para a sociedade em geral, pois gera vários benefícios entre eles a disciplina. Anderson Zanovello fez uma palestra pros alunos sobre o skate, onde falou sobre a história e fundamentos, grandes nomes do skate, equipamentos de proteção, partes do skate, modalidades e as principais manobras, e encerrou sua fala falando sobre os projetos da CUFA, e em seguida Anderson e Belly Joe fizeram uma apresentação de skate, onde todos os alunos ficaram empolgados, e continuaram com uma aula prática de skate, onde foi um sucesso, principalmente o interesse das meninas.
"Uma aula diferente, podemos dizer assim, uma atividade feita para o lazer e um esporte" disse o professor Carlos Alberto.

"Muito difícil de aprender, mais tentando a gente chega lá’’ realça a aluna Maria Helena.
                                                                 







Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho de vocês! Mostrando alternativas de cultura e esporte para a criançada e também aos professores que podem contar com os projetos da CUFA para diversificar e incrementar suas ações! Parabéns!

    ResponderExcluir

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.