s Pixaim da CUFA é destaque no Probeleza em Cuiabá - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

Pixaim da CUFA é destaque no Probeleza em Cuiabá

Work shop de tranças atraiu mais de 40 participantes, que aprenderam novos modelos de trança e conceitos da estética negra.

Por Fernanda Quevedo

O work shop de tranças, do Projeto Pixaim coordenado pela CUFA – MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) atraiu mais de 40 profissionais da beleza de diversos municípios do estado, na décima edição do Probeleza, congresso destinado a qualificação e a aperfeiçoamento destes profissionais.
O Projeto Pixaim apresentou penteados que são alternativos aos alisamentos para cabelos crespos com um desfile de modelos negras. Como não poderia deixar de ser, também discutiu conceitos de beleza negra. O desfile foi produzido em parceria com o salão Jair Vip’s.

Quando uma menina chega a um salão de beleza e quer alisar o cabelo, é um momento muito bacana para se falar sobre a estética negra e os padrões de beleza. Não somos contra alisamentos, escovinhas e chapinhas, até fazemos de vez em quando, mas a idéia do projeto é discutir padrões de beleza impostos pela sociedade, e aliar isso ao empreendedorismo” comentou Karina Santiago, coordenadora da CUFA em Cuiabá, na apresentação do projeto.
Nunca fui a favor de alisar cabelos crespos, aqui aprendi como fazer tranças bonitas para minhas clientes”, comenta a cabeleireira Maria Oliveira, ao explicar porque optou pelo workshop de tranças afro. Quem também optou por fazer curso de trança no Probeleza foi Iracy de Oliveira, cabeleleira de Rondônia, que veio especialmente para fazer o curso. “Na minha cidade não existe isso, quero aprender para apresentá-lo as minhas clientes”, ressalta.

Tatiane Amorim, que é ex-aluna do projeto, e agora ministra o curso no Ponto de Cultura Pixaim, afirma que além dos muitos modelos de penteados com trança, o projeto também ensina que a valorização de si mesmo é o principal conceito de beleza. “A auto valorização é a melhor forma de ficar bonita”, comenta Tati, como é conhecida.
O Probeleza que está acontecendo desde o dia 24 no Hotel Fazenda Mato Grosso se encerra hoje, e cerca de 900 pessoas circularam diariamente pelo evento. Mais informações sobre o curso de tranças pelo telefone (65) 3665 1064.
Mais fotos:


Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.