s Centro Esportivo e Cultural CUFA se torna uma rota turística - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

Centro Esportivo e Cultural CUFA se torna uma rota turística

Alunos e professores de escola municipal de Várzea Grande visitam o CECC e participam de oficinas

Por Ederson Déka
Chegada de alunos e professores da Escola Municipal Antônio Lino de Várzea Grande no CECC
Chegada de alunos e professores da Escola Municipal Antônio Lino de Várzea Grande no CECC

"Conheci o trabalho da CUFA no encontro A Cor da Cultura, por meio de uma apresentação que falava sobre seus projetos e fiquei interessada, Percebi que seria uma oportunidade de apresentar para as crianças da escola outra realidade, mas que é igual à delas e aqui nesse espaço elas se sentiram em casa", comentou Cintia Regina, uma das idealizadoras da visita, ela trabalha como ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) na escola Antônio Lino.
Karina Santiago recebendo com muita satisfação os alunos e seus professores
Karina Santiago recebendo muita satisfação os alunos e seus professores

As Crianças realmente se sentiram em casa. Elas puderam conhecer os trabalhos desenvolvido diariamente no CECC. Receberam orientações do grafiteiro Diogo Rodrigues, que apresentou os grafites que estão no muro da instituição e fez distinção entre o grafite e a pinchação.

Diogo Rodrigues explicando para a criançada a diferença entre grafite e Pichação
Diogo Rodrigues explicando para a criançada a diferença entre grafite e pinchação

Elas também participaram de uma pequena oficina de trança afro do Ponto de Cultura Pixaim, que foi direcionada por Tatiane Amorim. Ela foi aluna das oficinas de trança e hoje é professora desse curso que acontece as terças e quintas-feiras das 14h às 17h. Na oficina Tatiane trançou o cabelo da pequena Yara Gabriele (9), que ficou muito satisfeita com o resultado. "Nunca tinha trançado o cabelo antes, só conhecia a chapinha e a escovinha. Gostei muito de ter vindo aqui hoje. Meu cabelo ficou lindo trançado", disse Yara.

Tatiane Amorim trançando o cabelo da pequena Yara Grabriele
Tatiane Amorim trançando o cabelo da pequena Yara Gabriele

A oficina sensação da visita dos alunos da escola Antônio Lino foi a de dança. As crianças dançaram como gente grande, não tiveram vergonha de acompanhar o instrutor Carlinhos Thomás (19), formado nas oficinas de dança da CUFA, que se dispôs a fazer essa atividade com as crianças na manhã de hoje.


Criançada na oficina de Dança no Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá
Criançada na oficina de Dança do Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá

Um dos pontos mais instigantes para a garotada foi à visita ao Estudio Nova Guarda, instalado no CECC. Lá eles acompanharam a gravação ao vivo de uma música. Um rap cantado por Pedro Henrique, Vulgo Piá, morador do bairro Novo Milênio e aluno das oficinas de Rima, coordenada por André Guimarães, conhecido também por Andre33, rapper e membro da CUFA-MT. "Fiquei com vergonha de cantar para toda aquela gente, mas consegui, pensei que seria mais difícil", destacou feliz o jovem rapper Piá de apenas 11 anos de idade.

MC Piá de apenas 11anos , cantando Rap no Estúdio Nova Guarda para alunos da escola Antônio Lino
MC Piá de apenas 11 anos, cantando Rap no Estúdio Nova Guarda para alunos da escola Antônio Lino

"É tão bom ver as crianças à vontade se divertindo e conhecendo novas coisas. Na localidade onde elas moram é desprovida de espaços de lazer e cultura. A escola é multisseriada, do 1º ao 5º ano e essa visita faz parte do nosso projeto de levar as crianças para conhecer outras realidades e, assim, abrir novos horizontes, pois elas precisam interagir com outras cultuas", disse a diretora Erly Gonçalves de Campos.
O CECC (Centro Esportivo e Cultural CUFA Cuiabá) está com as portas abertas para receber aqueles que desejam conhecer as atividades desenvolvidas no espaço. Ele é localizado no bairro São João Del Rei, na grande região do Osmar Cabral, na cidade de Cuiabá.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.