s Alunos da CUFA Colíder realizam visita na Usina de Triagem e Compostagem - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

Alunos da CUFA Colíder realizam visita na Usina de Triagem e Compostagem


A visita foi realizada pela equipe e alunos dos períodos matutino e vespertino do Projeto Onça Pintada nesta quarta-feira (26). 
Com o tour já agendado há alguns dias, as crianças e adolescentes estavam bastante empolgadas para realizarem o passeio, cheio de aprendizado e conhecimento.
No aterro sanitário, que é utilizado para o descarte de lixos domésticos produzidos pela população do nosso município, também funciona a Usina de Triagem, que beneficia várias famílias, através da ACMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis), os alunos puderam acompanhar através das explicações do Presidente Clodoaldo Gonçalves Santana, a importância de separar o lixo dos materiais recicláveis, a forma que isso auxilia no trabalho dos catadores e também o ganho que o meio ambiente recebe.
Cada etapa de processamento foi acompanhada, desde a chegada da carga, a avaliação do que será aproveitado, o descarte de materiais contaminados, a seleção por categorias de recicláveis, a prensagem e pesagem dos blocos, até que o produto fique a disposição para carregamento.
As explicação foi acompanhada atentamente pelos alunos, perguntas foram realizadas e dúvidas esclarecidas, uma verdadeira conscientização para essas crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Onça Pintada, que é uma realização da CUFA Colíder e conta com o apoio do Criança Esperança, Comitê Multi-institucional e parceiros locais.
A visita vem de encontro com o propósito do Projeto, uma vez que essa experiência contribui e muito para a formação de futuros cidadãos.
O Presidente da ACMAR, Clodoaldo agradeceu a presença de todos e disse que sempre estará à disposição para apresentar o trabalho dos catadores aos Colidenses.
Anderson Zanovello, Coordenador da CUFA Colíder, disse que é muito importante esse contato dos alunos com esse meio desconhecido pela grande maioria da população, ele ainda acrescentou que essas crianças e adolescentes podem ser portadores dessa conscientização de hoje em diante.
Os professores que acompanharam a visita, consideraram muito importante mostrar um pouco do cotidiano desses trabalhadores e de que forma os alunos podem ajudar em casa na separação de materiais recicláveis do lixo doméstico através dos pais e familiares.

Os alunos avaliaram como positiva a visita, segundo eles carregarão as informações repassadas para que possam colocar em prática tudo que aprenderam, eles ainda lembraram que preservar e reciclar é o melhor para o futuro do planeta.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.