s CUFA COLÍDER AGORA COM NOVO ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

CUFA COLÍDER AGORA COM NOVO ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO

Com a presença de um público fiel e compromissado, a CUFA/Colider – MT realizou na manhã deste sábado, 16 de abril a inauguração do escritório local na Rua Machado de Assis, 551, Setor Norte.

A solenidade marcou um momento importante para a entidade, considerando a importância da transformação de espaços sociais esquecidos com ações que realmente façam diferença na vida das pessoas e apontem um novo horizonte para as comunidades em vulnerabilidade social, despertando a autoestima e qualidade de vida nos jovens dos bairros periféricos.

Assim, baseado nos valores a ética, transparência, solidariedade, diversidade, autonomia e independência, parceiros importantes como o Plano de Assistência Familiar Pax Norte, Prefeitura Municipal de Colíder, Cooperativa de Crédito Sicredi, Centro de Ensino FISK, Invest Loteamentos, DJ Jotinha, NTCNet Fibra, TV Tropical (SBT) e TV Piraiba (Redetv) prestigiaram o momento, firmando compromissos para o desenvolvimento social, econômico, esportivo, artístico e cultural as pessoas das periferias, via apoio aos projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e/ou coletivas destinadas prioritariamente a crianças, jovens e mulheres de comunidades periféricas, pois este público apresenta alto grau de vulnerabilidade psicossocial, principalmente por seu envolvimento ou proximidade com a violência.

Na ocasião o coordenador local fez um breve histórico de ações e realizações importantes da CUFA/Colíder – MT para o município e região, pois no período de 2009 e 2010 a Instituição realizou um projeto em parceria com a Escola Estadual Antônio Paes de Barros atendendo 60 crianças e adolescentes nas atividades de skate, capoeira, bike flatland, dança de rua, break dance.

No ano de 2010 a CUFA em parceira com a Prefeitura Municipal de Colíder e o com o Instituto Marista de Solidariedade realizou a Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região Extremo Norte de Mato Grosso - Território da Cidadania Portal da Amazônia – MT em Colíder. O evento contou com a participação de expositores, pesquisadores e autoridades de 22 municípios da região.

Em 2011, a organização iniciou as atividades do PROJETO ONÇA PINTADA que atendeu 80 crianças e adolescentes nas atividades de skate, dança de rua e capoeira, a ação contou com o patrocínio do Banco da Amazônia, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Colíder e TV Tropical.

No ano de 2.012 o PROJETO ONÇA PINTADA passa atender 160 crianças e adolescentes diariamente nas atividades de skate, dança de rua, basquete, teatro, fotografia, palestras e workshops e foi apoiado pelo Criança Esperança (Um projeto Rede Globo em parceria com a Unesco), Prefeitura Municipal de Colíder, TV Tropical e Comercio Local.

Já no ano de 2013, a entidade realizou o Viradão Esportivo, evento com 33 horas consecutivas de esportes e foi patrocinado pelo Banco da Amazônia, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Colíder e TV Tropical.

Em 2014 as atividades não pararam, o Projeto Onça Pintada foi reconhecido pela FIFA e Adidas e é premiado com qualificação no Rio de Janeiro – RJ.

No ano de 2015 executou o Projeto Onça Pintada com o apoio da Cooperativa de Crédito Sicredi, Centro de Ensino FISK, Invest Loteamentos e NTCFibra e, em parceira da Escola Municipal (do Campo) São Mateus, realizou o I Encontro Ecumênico de Formação Religiosa e Cultural com o Tema “Juventude do Campo Saberes e Valores para a Vida”.

No dia Internacional das Favelas, 04 de novembro as atividades recreativas e culturais foram desenvolvidas nas dependências da Escola Municipal do Campo São Mateus.

E para fechar 2015 com muita festa, cultura e lazer a CUFA/Colíder realizou na Escola Municipal (do Campo) São Mateus, no dia 18 de dezembro, aniversario de Colíder uma tarde cultural com crianças das escolas do Campo de Colíder – MT.

Por Norma Nobre

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.