s Iniciativa da UNESCO e da TV GLOBO oferece formação em gestão a ONGs e instituições - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

Iniciativa da UNESCO e da TV GLOBO oferece formação em gestão a ONGs e instituições

Rafhael Vandystadt - Rede Globo, Marlova Jovchelovitch - Unesco, João Aurélio - Petrobras

Iniciativa contempla seminários de capacitação realizados pelo Instituto Fonte em todas as regiões do Brasil.

Líderes e gestores de 240 organizações da sociedade civil (OSCs) de 114 cidades brasileiras, basicamente situadas no interior do País,  poderão aprofundar seu conhecimento sobre gestão e preparar-se para atingir um novo patamar de desenvolvimento. A iniciativa é parte do projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma iniciativa da UNESCO e da TV Globo, com financiamento da Petrobras, no âmbito do programa Criança Esperança.

Até maio de 2013 serão realizados 12 seminários de cinco dias de duração para capacitar os profissionais em diversos temas, como  desenvolvimento organizacional, processos de mudança, aprendizagem, sustentabilidade, diagnóstico institucional, planejamento estratégico e elaboração de projetos. O responsável pela capacitação é o Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, com sede em São Paulo (SP).

As organizações participantes também receberão 50 livretos educativos que compõem a Coleção Caminhos para Promover o Desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil e a versão em português do Barefoot Guide (Guia Pés Descalços), um guia prático para que as entidades funcionem de forma mais saudável, humana e efetiva, ambos desenvolvidos pelo Instituto Fonte; e os livros “Contexto e prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais” (Fonte/Peirópolis, 2012) e “Desenvolvimento de iniciativas sociais” (Fonte/Antroposófica, 2005).

Nesta primeira edição do projeto, o público-alvo é, prioritariamente, as 160 organizações atendidas pelo programa Criança Esperança, 40 ONGs que não foram selecionadas para receber apoio financeiro do programa, e outras 40 que são apoiadas pelo programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
           
“Queremos potencializar os resultados e os impactos positivos gerados pelos projetos desenvolvidos por essas ONGs e também apoiar aquelas cujos projetos não foram selecionados, por meio da oferta de formações continuadas em temas que envolvem desde a elaboração de projetos à prestação de contas. Assim estamos contribuindo para a construção e implantação de um modelo de organização e gestão participativo, transparente, democrático e capaz de produzir resultados que assegurem os direitos de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade”,  afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil.

Dentre os resultados específicos esperados, destacam-se:

Estimular o reconhecimento de práticas que favoreçam o desenvolvimento social e organizacional no contexto do Terceiro Setor brasileiro;
Ampliar a visão sobre os principais fundamentos (conceitos e princípios) relativos à prática de gestão de ONGs no Brasil;
Fortalecer o desenvolvimento de competências que levem à colaboração e ao 'prender a aprender’; e
Consolidar os indicadores de resultados do programa Criança Esperança, aplicando, ao longo dos 36 meses de duração desta cooperação, em projetos apoiados pelo Criança Esperança, os indicadores relativos à linha Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, com o objetivo de verificar o desempenho desses projetos.
Todo o processo de capacitação será avaliado, possibilitando eventuais correções de rumo em suas próximas edições.

 O primeiro seminário de capacitação acontecerá de 24 a 28 de setembro, em Brasília (DF). Os demais seguem o calendário abaixo:

Região                       Cidade                              Cronograma
Sul                       Porto Alegre (RS)                     Janeiro 2013
Centro-Oeste        Brasília (DF)              Setembro 2012 e março 2013
Sudeste                São Paulo (SP)                           Abril 2013
                         Rio de Janeiro (RJ)                      Fevereiro 2013
Norte                      Belém (PA)                             Março 2013
Nordeste               Fortaleza (CE)                           Abril 2013
                               Recife (PE)                              Maio 2013
                              Maceió (AL)                            Abril 2013
                                Natal (RN)                         Novembro 2012
                             Salvador (BA)                          Maio 2013
                            São Luís (MA)                      Novembro 2012


“A metodologia que usaremos é interativa e orientada pela pergunta de aprendizagem de cada participante. São utilizadas diferentes estratégias para facilitar a aprendizagem colocando cada indivíduo tanto no lugar de aprendiz, como no de mestre. Desejamos que os gestores e as lideranças das organizações consigam perceber a gestão como um processo, um movimento contínuo que precisa ser cuidado continuamente”, explica Flora Lovato, consultora associada ao Instituto Fonte e coordenadora do projeto.

A coordenadora da Gerência de Investimentos Sociais Responsabilidade Social da Petrobras, Maria Cristina da Costa, acrescenta: “para o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, a iniciativa é uma oportunidade única para a troca qualificada de informações entre instituições parceiras e atores do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Fortalecendo assim o trabalho realizado dentro do programa quanto ao desenvolvimento social e à promoção da cidadania”.

“Esta iniciativa, no âmbito da parceria com a UNESCO no projeto Criança Esperança, vai contribuir para potencializar as boas práticas de organizações sociais em todo Brasil.” Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da TV Globo.

Outras informações

UNESCO: A Representação da UNESCO no Brasil busca auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas de desenvolvimento humano. Desde 2004 é responsável pela seleção e pelo acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados pelo Criança Esperança.
http://www.unesco.org/brasilia

Criança Esperança: iniciado em 1986 como uma campanha da Rede Globo de Televisão, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo internacional de estímulo ao debate de políticas públicas e transformação de vidas. O programa já beneficiou mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social por meio do apoio a cerca de 5.000 projetos. http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca

Instituto Fonte: é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, composta por profissionais que trabalham pelo desenvolvimento social e humano, que busca potencializar a atuação de iniciativas sociais em prol do desenvolvimento, por meio da consultoria, de publicações e pesquisas e da formação de gestores e profissionais de desenvolvimento. 
www.fonte.org.br

Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania: É o programa corporativo que define os princípios e diretrizes de patrocínio social da Petrobras. Foi implantado em 2007, com foco em projetos voltados para Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Educação para a Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A Petrobras lançou, em 18/09/2012, a Seleção Pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (PPD&C). A companhia destinará, nos próximos dois anos, R$ 145 milhões para projetos sociais em todo o país. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo site. www.petrobras.com.br/pt/meio-ambiente-e-sociedade/selecoes-publicas


Relacionamento com Imprensa

UNESCO no Brasil:
Ana Lúcia Guimarães
(61) 2106-3536
(61) 9966 3287
ana.guimaraes(at)unesco.org.br

Isabel de Paula
(61) 2106 3538
(61) 9846 8061     
Isabel.paula(at)unesco.org.br

Instituto Fonte:
Carline Piva
(11) 3032-1108
carline(at)fonte.org.br

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.