s CUFA COLÍDER VISITA A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

CUFA COLÍDER VISITA A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS


Por Anderson Zanovello

Nesta terça-feira (13) a professora de dança Janaina Zanovello, a coordenadora de comunicações Najla Souza e o coordenador geral Anderson Zanovello, ambos integrantes da CUFA Colíder fizeram uma visita a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Colíder.

O objetivo desta visita foi de auxilia-los no crescimento desta entidade.


A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis são referência em todo o estado de Mato Grosso e a CUFA Colíder contribuiu com a mesma nesta visita levando alguns conhecimentos sobre a importância da comunicação em entidades, capitação de recursos para poderem ampliar suas extruturas através do governo federal, estadual e municipal, além de buscarem a participação de programas do governo que incentiva a economia solidária e, sobre o registro da entidade, a importância de criar um estatuto e buscarem o CNPJ.


A entidade é de muita importância não só para o município de Colíder, e sim para todo o estado, os trabalhos executados por eles muitas vezes não tem o reconhecimento merecido pela população, porem é algo que beneficia a todos, gerando benefícios ao meio ambiente, e ao próprio ser humano citando a diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública, pois os resíduos não são destinados ao aterro sanitário e com isso não contamina o solo, os rios e o ar, que indiretamente causariam doenças e também não favorece a proliferação de agentes patogênicos que causam doenças diretamente.


A reciclagem também gera vantagens econômicas como a economia de recursos naturais, diminuição de gastos na limpeza urbana, no tratamento de doenças, controle da poluição, na contrução de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica, entre outros, além, de gerar empregos, tanto para a população não-qualificada quanto para o setor industrial.

Alguns benefícios da reciclagem:


1 tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucalíptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia, enquanto 1 tonelada de papel reciclado precisa de 1.200kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500KW/h de energia, evitando a utilização de processos químicos, a poluição ambiental, reduzindo em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.

O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo, 1kg de vidro reciclado produz 1kg de vidro novo. Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.


O plástico é derivado do petróleo, recurso natural não renovável com a previsão de esgotamento dentro de 40 anos. A sua reciclagem economiza até 90% de energia e gera mão de obra pela implantação de pequenas e médias indústrias. 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.


A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140kg de minério de ferro, 155kg de carvão e 18kg de cal.
Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza 95% de energia, 5 toneladas de bauxita e evita a poluição causada pelo processo convencional: redução de 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.