s CUFA CONTRIBUINDO COM O CONHECIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL NAS ESCOLAS - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

CUFA CONTRIBUINDO COM O CONHECIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL NAS ESCOLAS

Graffiti Arte ou Vandalismo

Por Anderson Zanovello

A CUFA Colíder realizou nesta quinta feira (14) as 08h para turma 8ª Série A da Escola Fábio Ribeiro uma palestra sobre Graffiti, explicando a importância desta arte e também a grande diferença que existe entre ela e a pichação.


Já é fato que o ser humano tem o desejo de se expressar desde as cavernas, exemplos disto, são os desenhos encontrados em pedras nos dias atuais que segundo especialistas, foram feitos por homens arcaicos, hoje nos expressamos por meio da música, da pinturas, de filmes dentre outras, e uma das formas de expressão que está ganhando destaque é o graffiti.


Entende-se por graffiti, obras de arte realizada em locais como muros, fachadas, paredes, veículos dentre outros, utilizando tinta em spray.O graffiti já e reconhecido como arte, mais especificamente, na área de artes visuais, sendo vista como uma arte das ruas, e apesar dele ser uma evolução da pichação, tem muitas diferenças, pois o graffiti se utilizam várias cores e tonalidades e pode ser feito somente em locais autorizados.



A pichação tem grande participação na história, inclusive no Brasil,muito utilizada contra a ditadura militar, onde pichadores pichavam monumentos, prédios, muros, dentre outros frases como "Abaixo a Ditadura", porem no Brasil a pichação é considerada crime ambiental, pois os pichadores normalmente não tem a autorização para realizar o ato, onde são feitos normalmente a noite e feitos em uma cor somente, por serem feitos rapidamente, pois o ato de pichar pode gerar ao pichador detenção de 3 meses a 1 ano e multa.


"Nosso trabalho aqui é de conscientização, para que os jovens que tenham interesse de praticar o graffiti entendem seu poder artístico e possam expressar sua arte em locais autorizados, pois em nossa cidade existe vários piches em prédios públicos, e queremos mudar esse quadro, até mesmo para que o pichador vire um graffiteiro e tenha o seu trabalho reconhecido a nível de país ou até mesmo de mundo", destaca Anderson Zanovello, coordenador da CUFA Colíder.


"Este trabalho para mim foi gratificante, pois estou conhecendo a arte do graffiti e também os trabalhos que são realizados pela CUFA e os seus objetivos. Os trabalhos dos alunos foram um sucesso, todos se envolveram e apresentaram belíssimos desenhos e os meus objetivos foram alcançados, que eram mostrar que o graffiti é uma arte bem diferente da pichação que é ilegal." Professora Rosa Pereira.


"A apresentação da CUFA sobre o graffiti e a aula da professora Rosa foram muito interessante, fez muita gente se interessar e quebrou vários preconceitos" ,comentou a aluna Queli Ribeiro.


"A palestra da CUFA foi muito boa, quero participar desta importante organização e buscar junto com ela a realização de sonhos" , reforçou Aline Pires, também aluna da 8ª série.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.