s CULTURA, IMPORTANTE FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

CULTURA, IMPORTANTE FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

História e paradigmas

Por Anderson Zanovello
Anderson Zanovello, produtor cultural e coordenador da CUFA Colíder

Cultura não é somente uma dança, música, cinema, ou desenhos, é algo muito além, por exemplo: em determinadas partes do mundo um homem (desde que tenha dinheiro) pode ter várias mulheres, em nosso país já é monogâmico, porém o ser humano já carrega em sua genética a poligamia, exemplo disto é super raro uma relação conjugal sem traições, apesar de eu acreditar que existam muitos casos, porém o casamento é somente permitido entre duas pessoas, mas acredito também que seria muito complicada a convivência em uma relação matrimonial com mais de duas pessoas, eu não viveria assim, mas já fui criado dentro desta cultura o que torna natural eu pensar dessa maneira, é a cultura de cada pais, de cada pessoa.

No Brasil choramos e ficamos tristes no dia de finados, já no México eles fazem festa e grandes banquetes, pois acreditam que Deus permite que os mortos venham visitar suas famílias, que ainda estão na terra, e que podem comer de sua comida favorita, por isso, os grandes banquetes. Vamos criticá-los por isto?Jamais, é a tradição deles.

Eu pratico skate, na área de esportes radicais, e essa modalidade é um importante integrante de várias culturas, destacando-se a já reconhecida por lei A CULTURA HIP HOP, ou seja, cultura urbana. Sofremos muitos preconceitos, sempre somos marginalizados, mas infelizmente não é somente skatista, várias manifestações culturais passam por isso.

 O HIP HOP é um dos casos, infelizmente, porém somos uma das expressões culturais mais  abrangentes em todo o país, senão do mundo, mas esbarramos,na realização de eventos, no pouco conhecimento tanto teórico quanto prático. Dessa forma, os mais instrumentalizados ficam com fatia maior do bolo,quando o assunto é capitação de recurso e patrocínio, ou seja, o povo rico, pois seus eventos culturais, em sua maioria, sempre têm um maior impacto, tudo recebe patrocínio, e nós sempre somos obrigados a tirar grana do nosso bolso. Será que somos tão ruins assim? O que nos falta?

Agora falando de periferia, em alguns lugares, e da favela, em outros, nós sempre direcionamos nossos projetos para essas localidades, apesar de ainda não estarmos com força total, mas em breve vamos mobilizar geral em todas as regiões de Colíder, temos esse foco; elevar a autoestima do público que atendemos, pois somos mal atendidos quando vamos comprar em uma loja, ou ainda não merecemos participar das mesmas festas que os ricos, trabalhei em uma festa outro dia e um burguês disse que não gostou da festa porque tinha muito “zé povinho” (nos da periferia).

Eles falam que tem medo de vir em nossos bairros que é muito perigoso, somos tachados de drogados, entre outros sinônimos, porém nossos projetos são, inclusive, para bater de frente contra tudo, pois não posso negar; na favela tem tráfico, tem drogas, tem violência, porém lá no centro isso já é realidade, mas nos bairros periféricos, tem muita coisa linda também.

 Mas diante de tudo isso a cultura e suas diversas manifestações, chamam atenção para o Skate, é extremamente necessária na vida do ser humano, pois ela é muito ampla e por meio dela podemos sonhar e realizar esses sonhos podemos ser felizes e levar felicidade a outras pessoas, podemos conhecer o mundo, ou de repente, conhecer melhor o que esta bem perto de nós mesmos.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.