s Apresentação da CUFA - CUFA - CENTRAL UNICA DAS FAVELAS DE COLÍDER - MT

Apresentação da CUFA



A CUFA – Central Única das Favelas - é uma rede de práticas nacional que teve inicio em 1998 e se vascularizou pelo Brasil, estando hoje nos 27 estados brasileiros.
A CUFA se faz prática nacional a partir do momento em que não existe uma identidade jurídica que nos faça uma organização, mas sim existem várias organizações que vão desde OSCIPs, ONGs, Associações, Grupos de Jovens, Grupos Artísticos, Grupo de Mães que se adaptam e aderem a esse movimento social que tem como filosofia e missão atuar para que os negros, e pessoas de origem popular sejam jovens, homens, mulheres e crianças das periferias brasileiras possam se empoderar dos seus direitos e ter uma melhor qualidade de vida.
Quando falamos de FAVELA, não estamos generalizando ou rotulando regiões urbanas com baixa qualidade de vida. Assim a CUFA vem para somar juntamente a esta população, que mesmo em gritos não conseguem atingir ou fazer-se ouvir quando necessário.
Para que isso aconteça dialogamos e materializamos essas ações através do Esporte, Arte, Cultura, Turismo, Trabalho e ações de prevenção da violência em suas diversas expressões. Com isso, nessa teia de ações são atendidos através dos projetos Adolescentes e jovens de origem popular nas comunidades.
A CUFA tem como meta, trabalhar para alcançar as metas do milênio, por isso a instituição fomenta o espaço e a presença das mulheres, ocupando cargos de decisão e planejamento nas principais decisões políticas e gerenciais da organização.
Na sua transversalidade a CUFA, visa articular projetos, idéias e políticas públicas com os diversos movimentos existentes em cada região, não existe uma forma das ações, mas sim existe um objetivo final amenizar a situação de “desgraça” desses brasileiros, assim com essa independência e valorização do potencial regional de cada estado, município, ou bairro são realizadas as articulações com outros movimentos, tais como Economia Solidária, Movimento Sem Terra, Movimentos de Cultura Urbana, Movimentos de Mulheres e Mães, e ambas as articulações e execuções de projeto são pensadas para compensação e alcance das Metas do Desenvolvimento do Milênio.
No estado de Mato Grosso, a CUFA está vascularizada nos municípios de Cuiabá, Sinop, Peixoto de Azevedo e Barra do Garças. Em Cuiabá, a Central foi instalada em Março de 2004, desde essa data, a CUFA através de fóruns de discussões reuniu jovens da periferia de Cuiabá, a fim de definir projetos e ações de políticas públicas voltadas ao público jovem, negro e periférico do estado de Mato Grosso. Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por eles são orientados.
Sendo assim no ano de 2006, a CUFA no Estado de Mato Grosso já se expandiu para os municípios de Barra do Garças, Sinop, Primavera do Leste municípios que agregam alto índice de violência social contra os jovens negros de periferia e incluídos nos movimentos da cultura Hip Hop.
A CUFA no estado de Mato Grosso por meio de sua linguagem própria, urbana de conscientização busca trabalhar a auto-estima dos jovens a fim de organizar, incentivar e legitimar o discurso das comunidades.
Além disso, a CUFA no estado de Mato Grosso tem o objetivo de promover, produzir e veicular a cultura hip hop e a arte de rua através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, mesas-redondas e outros meios que sejam eficientes para as ações de desenvolvimento comunitário.
Através deste ideais a CUFA veio no ano de 2009 para Colíder, afim de manter a postura e a filosofia da família de cufista.

Nenhum comentário

CUFA - Central Única das Favelas de Colíder-MT. Tecnologia do Blogger.